Os freios a disco possuem vários tamanhos e modelos, dependendo da necessidade a ser aplicado. A ITEK se orgulha de oferecer uma ampla gama de freios a disco industriais e Freios para Discos – são mais de 300 configurações possíveis de modelos. Desde pneumático e hidráulico com e sem retorno por mola, até freios acionados mecanicamente e retorno por ação de mola, você pode personalizar o produto perfeito para sua aplicação. A chave para um trabalho bem feito é o dimensionamento adequado dos freios a disco.

Os freios a disco industriais podem fornecer controle consistente da tensão na faixa de fricção do disco ou podem fornecer energia de parada de emergência. Ou seja, podem ser utilizados para Tensionamento ou Frenagem de emergência. O dimensionamento desses freios pode ser complexo, pois deve-se considerar algumas variáveis específicas da aplicação.

 

Frenagem dinâmica

A quantidade de torque necessária para uma aplicação de frenagem dinâmica depende do peso da massa de rotação, o raio de rotação depende da “forma” da massa, RPM e tempo de parada. Sabendo a Inércia, você pode utilizar a fórmula abaixo para dimensionar os freios. 

                                                          T (Nm) = J [Kgm²]  .  N [RPM]  /  ( 9,55  . Time [s] )

Depois de saber a quantidade de torque necessária, verifique a força tangencial do modelo de freio da pinça que está considerando. Multiplique isso pelo raio de frenagem do diâmetro do disco desejado, para ver se essa combinação de freio e disco pode atender ao seu requisito de torque.

                                                                               T (Nm) = Ft [Kgf]  .  r [m]  

 

Frenagem Cíclica (Intermitente)

Paradas frequentes aceleram o desgaste, por isso é crucial que a combinação de disco de freio que você escolher possa dissipar adequadamente o calor. A vida útil da pastilha de fricção também é um fator de desempenho importante, portanto, verifique se o revestimento do material de fricção e a vida útil são adequados para sua aplicação.

 

Frenagem estática

O dimensionamento do Freio a Disco para aplicações de retenção estática é relativamente fácil. Tudo o que você precisa saber é a quantidade de torque a ser mantida e selecione uma freio e combinação de discos que aguenta tanto torque.

 

Tensionamento

O objetivo dos freios nessas aplicações é fornecer uma constante torque à massa rotativa para aplicar tensão no material a ser tensionado (ex.: Bobina de papel) . Semelhante a um Freio cíclico, pois são contínuo, deve-se ter certeza de que foi calculado a geração de energia e a dissipação de calor necessária para um bom funcionamento do sistema de Freio.

 

Facilitamos para você

Você não precisa conhecer ou procurar todos os dados e fórmulas necessárias para concluir esses cálculos. Fornecemos tudo o que você precisa, no nosso catálogo de conjuntos de freio a Disco para download em PDF. É um guia passo a passo para calcular a quantidade de torque de frenagem necessária, para que você possa selecionar desde o diâmetro de freio até o tamanho do nosso Conjunto que melhor lhe atende para uma aplicação eficiente e econômica.  Os passos incluem:

  • Cálculo do torque de frenagem para aplicações que exigem parada dentro de um período de tempo específico. Você descobrirá a energia térmica por parada para determinar a geração e dissipação de calor, depois determinará energia por hora e, em seguida, determinará a quantidade de área exposta do disco necessária para dissipar o calor.
  • Cálculo do torque de frenagem para aplicações que fornecem tensionamento ou arrasto constante. Você calculará a energia por hora e, em seguida, a dissipação de calor para sua aplicação de tensionamento.
  • Cálculo do torque de frenagem dinâmico ou estatico. Você determinará a geração e dissipação de calor e a quantidade de energia termica gerada por hora e, em seguida, determinará a quantidade mínima de área exposta do disco necessária para dissipar o calor.
  • Cálculo da quantidade de vida útil em paradas para um ou vários freios. Você calculará horas de potência por parada e depois determinará a vida útil das paradas.

Observe que a temperatura do disco não deve exceder 150 ° C,  para garantir uma vida útil mais longa. A quantidade de calor que um disco dissipa por hora a qualquer temperatura superior à temperatura ambiente é considerada diretamente proporcional à quantidade de área exposta no disco. Portanto, a espessura do disco deve ser a menor possível. O padrão é 5/32″ (3,96 mm)  ou  1/4″ (6,35 mm).

 

Não tem certeza sobre seus cálculos ou conclusões?

Sem problemas. Para a etapa final do processo de dimensionamento do freio a disco da pinça, você enviará os dados referente à seu sistema de transmissão da sua máquina para nós que recalcularemos para validar o seu calculo.

 Se precisar de mais ajuda, nossos especialistas internos terão prazer em fazer recomendações específicas com base nas informações fornecidas. Forneceremos suporte técnico de pré-venda gratuito para você e sua empresa. 

 

Para saber mais, acesse nosso site, baixe nosso catálogo ou entre em contato conosco.

 

vendas@itekbr.com

 

www.itekbr.com

www.itekfreios.com

www.freioembreagem.com.br

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6580085327396913152/